quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

o self e o ego

"O self é apenas um ponto de vista que permite uma narrativa coerente de um fluxo de experiências."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ensino das plantas

as plantas fixam ensinos
nas raízes que libertam o solo...

localizando

"Um navio cargueiro estava parado no porto por um problema que as melhores empresas não conseguiam solucionar, e cada dia parado significava uma perda de milhares de dólares. Foi chamado então o único homem que poderia fazer funcionar o navio, mas que cobrava bem pelo seu serviço. Ele percorreu analisando todo o navio e parou num certo local. Tirou o martelo da valise e deu uma pequena martelada. O navio funcionou.
O dono do navio, contente, perguntou o valor. O homem disse "10.000 dólares". Indignado, o dono exclamou: "Tudo isso por uma pequena martelada? Quero uma nota mais específica!". No dia seguinte ele recebe a nota. Valor da martelada: 1 dólar. Saber onde dá-la: 9.999,00 dólares."

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

compreendendo os arquétipos

"A identificação com tais fontes arquetípicas, geradoras de uma angústia profunda, definiria com muita precisão os sintomas da neurose geral de nosso tempo. Quando todos os valores são muito questionáveis, nos voltamos para novos modelos mais seguros, novos paradigmas, novo esquemas para melhor compreensão e explicação de certos aspectos da realidade. "Tais modelos úteis, paradigmas ou arquétipos podem ser considerados como remédios para os homens e os tempos."


individuação

"Individuação significa fazer-se indivíduo. Alcançar o máximo de sua individualidade, a qual podemos entender como a mais íntima e profunda expressão de nosso ser, com uma total compreensão, aceitação e permissão desta expressão. E ainda reconhecer a ação de um material inconsciente sobre o eu. Estas três atitudes citadas acima praticamente definem o termo de responsabilidade que deveríamos ter em relação ao nosso crescimento interno. Isto seria reconhecer-se tal como se é, por natureza, e não como se gostaria de ser." Fonte: aqui!

falando em estudar o ego... Um caminho interessante para se examinar.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ver ou não ver

"To see or not to see; that´s the system"

Estudando Rich Pictures...

Hoje, vindo trabalhar no ônibus, deu para entender um pouco melhor a utilidade e as possibilidades que usar a técnica dos Rich Pictures podem oferecer. Entender isso como apenas uma ferramenta que facilita o alinhamento e o mapeamento de múltiplas visões em grupos de trabalho é um ponto importante. Mas, eu vejo que o mais importante, é entender que esse alinhamento e mapeamento tem por objetivo trazer aprendizagem para o grupo e que essa aprendizagem terá impacto imediato na capacidade criativa, inovadora e produtiva de uma equipe. Ainda além disso, penso que trabalhar projetos dessa forma pode efetivamente facilitar o processo de formação de uma comunidade de aprendizes que se lança numa determinada ação. Será?

Passeando nos links achei algumas experiências inspiradoras:

Aprendendo nas organizações

"Organizações só aprendem por meio de indivíduos e grupos que aprendem. Esta
afirmativa é justificada por Senge, apoiando-se no pressuposto do Pensamento Sistêmi-
co de que as características-chave de um sistema encontram-se nos inter-relacionamen-
tos entre suas partes. Isso significa que a aprendizagem de uma organização só pode ser
efetiva por meio de inter-relacionamentos de aprendizagem efetiva que seus integran-
tes consigam manter. Isso implica não só a aprendizagem individual, mas interpessoal
e coletiva, no nível das equipes, e ainda no nível intergrupal. É com relacionamentos
e estruturas de aprendizagem que a organização como um todo se auto-aprimora. Este
auto-aprimoramento requer inter-relacionamento saudável entre os subsistemas, entre
si e com o todo maior."

Coletando o Pensamento Sistêmico aqui!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

estrutura e emergencia

O melhor na arte e na vida
vem de um centro
de uma coisa urgente e poderosa
de um ideal ou emoção
que insiste
em ser.

Dessa insistência
uma forma emerge
e cria sua estrutura por paixão.

Quando você começa com a estrutura,
tem que produzir a paixão,
e isso é muito difícil.

Roger Rosenblatt

e por falar em metas

Com o globo inteiro abalado, o que fazer
quando as coisas se desmantelam? Ou
você se torna mais fundamentalista e tenta
juntá-las, ou renuncia às velhas metas e am-
bições e vive a vida como um experimento,
inventando-a enquanto vive.

— Pema Chödrön

Entendo mais de Redes Sociais

Alguns conceitos que podem fazer toda a diferença quando olhando para um sociograma:


1. Centralidade: tem relação com a quantidade de vínculos que um ator possui, logo, quanto mais vínculos maior seria a atividade desse ator numa determinada rede.Isso pode significar que um alto grau de centralidade indica que a pessoa está mais ativa no processo de disseminação da informação. No entanto, para fazer essa análise de uma forma mais ampla, é preciso avaliar se este processo de disseminação não se encontra focado demais em um determinado subgrupo ou se ele se amplia para uma área maior da rede. O que significa isso? Uma pessoa pode ter uma alta centralidade numa rede e isso, dependendo da rede, pode ser entendido como algo positivo (alta disseminação da informação) ou como algo negativo (a pessoa está centrada demais num subgrupo, disseminando apenas informações por ali, tendo vínculos redundantes).

2. Intermediação (betweenness): determina a capacidade de um determinado ator de conectar subgrupos, que de outra forma estariam separados sem sua presença. Esse parâmetro pode nos auxiliar a determinar os brokers de uma determinada rede, que são as pessoas responsáveis por fazerem a informação circular pela rede, conectando pontos.

3. Centralidade por proximidade: indica quão próximo um ator está de outro, ou seja, a quantidade de passos necessários para um chegar no outro. Um ator com menor distância (geodésica) na rede pode indicar uma pessoa que depende menos de outras para comunicar uma determinada informação. Dá um grau de independência para essa rede.

Vale conferir os bons toque que estou aprendendo aqui do artigo do Guarnieri.

sistemicamente falando...

do site Gaia Brasil:

Cada dimensão contém cinco módulos, totalizando vinte áreas temáticas que estão interligadas entre si e entre as dimensões centrais. As 20 áreas temáticas do currículo de referência foram traduzidas para o contexto da realidade brasileira da seguinte forma:

Dimensão Social

· Construindo Comunidade, Abraçando Diversidade;

· Ferramentas de Comunicação, Resolução de Conflitos, Facilitação e Tomada de Decisão

· Liderança Circular num Mundo de Imprevisibilidade e Complexidade;

· Celebração da Vida e Arte;

· Vizinhança Sustentável, Biorregionalismo e Globalização.

Dimensão Ecológica


· Desenho Integrado;

· Bioconstrução e Restauração Ecológica;

· Produção Local de Alimentos;

· Tecnologias Apropriadas e Responsáveis;

· Restauração e Conservação da Natureza.

Dimensão Econômica

· Transformar a Economia Global em Economia Social;
· Sustento Justo;

· Investimentos Socialmente Responsáveis;

· Bancos Éticos e Moedas Comunitárias;

· Captação de Recursos, Questões Legais e Financeiras.

Dimensão Visão de Mundo

· Visão Holística Integrada;

· Escuta e reconexão com a Natureza;

· Despertar e Transformação da Consciência;

· Saúde Integral;

· Espiritualidade Socialmente Engajada.

e por falar em objetivos...

... ajuda quando pensamos em 3 questões para cada um deles:

1. O quê?
2. Como?
3. Para quê?

Pode ser que clareie um pouco mais!

construindo cenários

mapear os problemas que busco resolver, conseguir relacionar elementos desses problemas e com base nisso conseguir visualizar possibilidades de conexão entre os elementos dos problemas é algo que me parece um campo de estudo bastante interessante...

começar a estudar o pensamento sistêmico tem a ver com isso: facilitar a visualização da relação entre as partes de um problema.

mas, apesar de avançar um pouco nisso nas últimas semanas, ainda é uma fase muito embrionário de estudo em que me encontro. mais uma boa oportunidade de aprendizagem.

Vou começar a experimentar um pouco mais entre o pensamento sistêmico e o planejamento por cenários. Estudando aqui! Depois comento as experiências!

pensamento sistêmico

aprendendo por aqui: Pensamento Sistêmico - Caderno de Campo!