quarta-feira, 21 de julho de 2010

Me organizando

Vejo 3 grandes momentos ocorrendo simultaneamente nesse período de projetos e pesquisas, que têm interessado cada vez mais.

  1. Temos tido conversas que sintetizam processos e nomeiam questões que sempre me foram extremamente difíceis de nomear. Conseguir falar das nossas diferenças de abordagem, da forma como vemos diferentes redes, diferentes maneiras de descrever nossas experiências e poder encontrar pontos de contato ou não, é algo fundamental. É interessante observar que essas conversas tem se acentuado num bom momento, onde outros encontros de síntese tem possibilitado trabalharmos em nossas referências, de maneira a nos encontrarmos no fazer de nossa produção. Dois momentos que valem a pena pontuar aqui:
    1. O curso de Redes Sociais que faremos no Barco. Conversar sobre o curso, nos assistirmos e nos vermos em ação juntos tem uma importância fundamental no compartilhar referências, no entender de onde cada um tá falando.
    2. A vinda para o FISL para conversar sobre a Rede de Formação do programa Telecentros.BR. A produção de visão de aprendizagem, que possa ser aberta o suficiente para contemplar uma construção em rede, além de se justificar como uma proposta de um curso e garanta conteúdos de referência que orientem possibilidades é um equilíbrio fino, interessante e desafiador de fazer. Está em pleno processo.
  2.  Tenho me debruçado forte sobre os bancos de dados de 2 anos e meio da Rede Humaniza SUS. Sem dúvida, é maior banco de dados estruturado de uma rede social que já tive acesso, o que abre possibilidades muito interessantes de estudo e teste de hipóteses. Um verdadeiro laboratório de flutuações, links, encontros, conversas, emergência de padrões e fluxos de auto-organização. Esse estudo abre e pode consolidar maneiras interessantes de encontrar ordem e propor ações de ativação para uma rede.
  3. Estou me voltando para consolidar meus estudos de rede para a minha qualificação no doutorado. Sintetizar o que tenho lido nos últimos 2 anos e fazer uma revisão de tudo isso é um momento singular. As ferramentas, os algoritmos, as possibilidades de visualização, as possibilidades de estudo de como surge ordem em meio aos links, do movimento das estruturas, da dinâmica das redes começam a fazer mais sentido nesse quadro de conversas e pesquisas. É uma sensação interessante de conseguir descrever coisas que antes não se conectavam. 
Enfim, ainda num é o momento de aparecer todos os resultados e deixar claro todas as visões. Tá em processo. Peças do quebra cabeça começam a se juntar e uma espécie de contorno, de possibilidade começa a despontar. 

Tempos de se organizar.

Nenhum comentário: