Produção científica



Revistas Científicas
  1. Analisando a dinâmica de produção e apropriação da informação em redes sociais online. Revista Em Questão, v. 17, n. 2, (2011).
  2. A urgência dos padrões em rede: do autor do conteúdo ao vínculo da relação. Liinc em Revista, v. 7, n. 2 (2011).
  3. A emergência da análise de redes sociais como campo de pesquisa: perspectiva da análise da produção científica em português e espanhol. Revista Alexandri@, Peru, v.8, n. 2 (2011).  
  4. Produção coletiva e ativação de redes: relatos de experiências de ativismo social. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. v.4, n.2 (2011). 
  5. Políticas públicas para juventude baseadas na comunicação: o caso do portal da Juventude. Revista Brasileira de Políticas de Comunicação. v.1, n.2 (2011).
Capítulos de livros
  1. Formação para Inclusão Digital: ativando e formando redes. In: FÓRUM DE TIC DATAPREV - CADERNO DE DEBATES No 21 - Inclusão Digital, 2011.
  2. Digital Culture and Sharing: Theory and Practice of a Brazilian Cultural Public Policy In: Information Resources Management: Global Challenges. ed.Guam : Idea Group Publishing, 2007, v.1, p.402.
Anais de eventos, congressos e seminários
  1. Estruturas de hierarquia e eventos geradores em redes de colaboração científica: estudo exploratório entre relações de coautoria e em bancas de defesas de teses e dissertações. 3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  2. Análise da dinâmica de evolução das revistas científicas e bibliotecas digitais de teses e dissertações em acesso livre na área da Ciências da Comunicação: o caso do repositório Univerciencia.org. 3º Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  3. Open Archive Initiatives and Federated Information Systems: fundamentals of information architecture for data analysis from the portal of scientific literature in Communication Sciences Univerciencia.org. 9th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  4. As redes sociais das Ciências da Comunicação no Brasil: possibilidades de mapeamento e análise a partir do repositório federado Univerciencia.org. III Seminário de Pesquisas em Andamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA/USP, São Paulo, 2011. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  5. Análise da apropriação de espaços online na formação de redes para a promoção da saúde: o desenvolvimento da RedeHumanizaSUS. XII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  6. Identificação de presença de grupos em grafos por níveis de distribuição de grau de centralidade. Anais do I WPOSINFO - I Workshop da Pós-Graduação em Engenharia da Informação. Universidade Federal do ABC, Santo André, 2011. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  7. Paradigma da pesquisa em análise de redes sociais: usos e possibilidades para a Ciência da Informação no Brasil. Anais do IV SECIN - Seminário de Ciência da Informação. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  8. A emergência da análise de redes sociais como campo de pesquisa: perspectiva da análise da produção científica a partir do Google Acadêmico. Anais do X CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011. Veja aqui o arquivo de apresentação do trabalho.
  9. Gestão em rede e design instrucional: um relato de experiência do Programa Telecentros.Br. Anais do 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011, Manaus.
  10. Relato do processo de monitoramento da formação para inclusão digital do programa TELECENTROS.BR. Anais do 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2011, Manaus.
  11. Key indicators of structural and dynamics of networks analysis used in information studies: the case of Information Science in Brazil. Proceedings of ISSI 2011 - The 13th Conference of the International Society for Scientometrics and Informetrics - Durban, South Africa, July 4-7, 2011 - Volume 2 - pg. 981-983 
  12. Ativação de redes como política de produção coletiva: uma proposta de dispositivos de ação para inclusão digital. Anais do XV Colóquio da Escola latino americana de comunicação, 1 a 3 de junho, Unesp Araraqua, 2011.
  13. Produção coletiva e ativação de redes sociais: relatos de experiências de ativismo social. Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online.  V. 1, N. 1, junho de 2011.
  14. Rede HumanizaSUS: uma experiência de rede colaborativa como dispositivo de uma política pública In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. REVISTA CIÊNCIA E SAÚDE COLETIVA. , 2011.
  15. Participação na Rede Digital e Aprendizagem: Configurações da Escola Pública 2.0. Anais do Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas - SIPPI - Universidade Metodista, 2010.
  16. Uma experiência colaborativa na criação de rede social utilizando TICs no Projeto Tecendo Redes para Educação Integral In: 14o Congresso Internacional ABED de Educação à Distância, 2008, Santos. Anais do XIV Congresso Internacional de Educação a Distância , 2008.

Teses, dissertações e projetos de trabalhos acadêmicos
  1. Metadados e redes de colaboração em Ciência da Informação - Projeto de pesquisa aprovado para o Doutorado - Escola de Comunicação e Artes - Ciência da Informação - USP - 2008.
  2. Suporte a colaboração em redes P2P - Tese de Mestrado - Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação - UNICAMP - 2004.