terça-feira, 28 de junho de 2011

Apresentando no FISL 12 - Análise de redes sociais e sistemas dinâmicos com software livre

Apresentação analise de redes e sistemas dinamicos - fisl 12
View more presentations from dmartins.

 
Comentando a apresentação:
Foi bem interessante e muito bom preparar esse material para apresentar no contexto do FISL. Desde 2004 que eu não apresentava nada por lá e fiquei com um certo receio de estar sendo técnico demais. No entanto, não. A sala tava bem cheia e pude entrar em detalhes na visão que tenho dos sistemas dinâmicos, a relação que isso tem com as redes sociais e como experimentos de análise desses sistemas podem ampliar nosso conhecimento e reflexão sobre o próprio comportamento humano em rede. Gostei bastante!

Encontrei o bro Felipe. Boas conversas, saudades de conversar mais. 

No resto do fórum, aproveitei pouco a programação oficial, já que estava muito por conta do GT de Análise e Extração de dados da Rede de Formação do Telecentros.BR. Esse GT foi ótimo, juntando os técnicos mais interessados em definir que caminhos são possíveis e que experimentações desejamos construir a partir dos dados que estão sendo gerados pelo uso dos monitores do curso de formação que temos produzido. Decidimos trabalhar em 3 linhas simultâneas:
  1. análise dos movimentos de formação de redes sociais. Foco: Que redes estão sendo formadas?
  2. análise de conteúdo: discurso, semântica e uso da linguagem. Foco: Sobre o que essas redes estão conversando?
  3. análise de correlações: avaliar quais são os impactos dos participantes dessas redes na apropriação da formação. Foco: Estar em rede tem influência nesse tipo de curso de formação?
Enfim, bom FISL, boas discussões e bons desdobramentos. 

Nenhum comentário: