sábado, 7 de fevereiro de 2009

Entendo mais de Redes Sociais

Alguns conceitos que podem fazer toda a diferença quando olhando para um sociograma:


1. Centralidade: tem relação com a quantidade de vínculos que um ator possui, logo, quanto mais vínculos maior seria a atividade desse ator numa determinada rede.Isso pode significar que um alto grau de centralidade indica que a pessoa está mais ativa no processo de disseminação da informação. No entanto, para fazer essa análise de uma forma mais ampla, é preciso avaliar se este processo de disseminação não se encontra focado demais em um determinado subgrupo ou se ele se amplia para uma área maior da rede. O que significa isso? Uma pessoa pode ter uma alta centralidade numa rede e isso, dependendo da rede, pode ser entendido como algo positivo (alta disseminação da informação) ou como algo negativo (a pessoa está centrada demais num subgrupo, disseminando apenas informações por ali, tendo vínculos redundantes).

2. Intermediação (betweenness): determina a capacidade de um determinado ator de conectar subgrupos, que de outra forma estariam separados sem sua presença. Esse parâmetro pode nos auxiliar a determinar os brokers de uma determinada rede, que são as pessoas responsáveis por fazerem a informação circular pela rede, conectando pontos.

3. Centralidade por proximidade: indica quão próximo um ator está de outro, ou seja, a quantidade de passos necessários para um chegar no outro. Um ator com menor distância (geodésica) na rede pode indicar uma pessoa que depende menos de outras para comunicar uma determinada informação. Dá um grau de independência para essa rede.

Vale conferir os bons toque que estou aprendendo aqui do artigo do Guarnieri.

Nenhum comentário: