terça-feira, 24 de novembro de 2009

diálogo dialógico

Diretamente da Escola de Diálogo de São Paulo:

"O Diálogo é o elemento de coesão entre a humanidade, suas criações e todo o ambiente.
As civilizações precedentes produziram, por meio do diálogo, uma enorme gama de realizações. Expandiram a habilidade de conviver, ampliando e distribuindo o conhecimento.
O diálogo qualificado é o processo de ouvir com atenção, e de observar o pensamento. Tal prática melhora a autopercepção e a percepção do outro.
Restaurar e aperfeiçoar a habilidade para dialogar aumenta a autoconsciência e melhora a qualidade dos relacionamentos. Revigora e fortalece as redes de conversação.
O diálogo é a chave para uma ética de inclusão, respeito e competência nas relações.
A possibilidade de mudança de condicionamentos mentais unidimensionais e alienantes não pode prescindir da reflexão profunda e genuína, individual e grupal, que o verdadeiro diálogo proporciona.
A experiência de um diálogo verdadeiro é, em si, transformadora, e a base da construção de sociedades e indivíduos mais equilibrados, dinâmicos e criativos.
"


Gostei da conversa... Me lembrou muito do trabalho do David Bohm, físico que admiro muito pela relação que ele fez entre o pensamento e a complexidade de sistemas. Na wikipedia, o diálogo de Bohm é visto assim:


"O Diálogo de Bohm (usualmente designado como somente como Diálogos por seus praticantes) ocorre em grupos de 10 a 40 pessoas, que senta-se em um único círculo, por algumas horas, em encontros regulares por alguns dias em um ambiente de trabalho dirigido. Os participantes buscam refrear seus próprios pensamentos, motivações, impulsos e julgamentos - para buscar e explorar um pensamento coletivo ou grupal. De acordo com seu proponente, Diálogos não devem ser confundidos com discussões, palestras, discursos ou debates, os quais, segundo Bhom, sugerem o esforço em direção a algum objetivo e não praticar a simples exploração. Reunir-se sem um objetivo ou agenda cria um "espaço livre" para que algo de novo possa surgir."

 O melhor é, como diria Edgar Morin, que dá para fazer o auto-diálogo, exercitar a auto-ética a partir do diálogo consigo mesmo. Mais uma forma de descrever os caminhos também conhecidos como meditação...

Nenhum comentário: