sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

As redes da Humanização - 2 anos de Humaniza SUS

Em fevereiro de 2010 faz dois anos que iniciamos o projeto Rede Humaniza SUS.

Não tenho dúvidas de dizer que esse foi e tem sido um dos projetos mais interessantes em que já atuei profissionalmente. Atuar junto com as pessoas que fizeram parte dessa equipe (Dani, Felipe, Hernani, Drica, Ricardo Teixeira, entre outros) tem sido uma experiência forte e muito simbólica do que é ativar uma rede, ver, sentir a emergência de rede social na Internet.

A gente ouve falar muitas coisas sobre esses temas, mas pouco efetivamente experiencia isso, vivencia e tem tempo no dia-a-dia de ir colhendo os resultados, analisar o que vem acontecendo, publicar o que o imaginário vai tecendo a partir daquela massa enorme de dados que a gente vai coletando. Acontece que resolvi ir registrando por aqui o que eu venho aprendendo com a Rede Humaniza SUS. A idéia é ir montando uma série de posts que vai documentar o vivenciei nesse projeto, como ele foi se desenvolvendo e os registros de aprendizados que puderem ficar desses 2 anos de ação.

Só para estimular vou começar lançando aqui duas imagens que consegui finalizar hoje, que mostram as interações em rede dos participantes do Humaniza. Vou voltar algumas vezes nessas imagens ao longo dos posts para ir contando um pouco a história de como se formaram.

O que elas mostram?
  1. o tamanho de cada bola representa a quantidade de participantes de cada grupo;
  2. as imagens mostram as interações entre quem publicou um post e as pessoas que comentaram esses posts no blog, sempre lembrando que uma mesma pessoa pode ter publicado vários posts e feitos vários comentários, o que vai gerando os cruzamentos entre os membros da rede;
  3. a proximidade de cada bola tem relação com as proximidades de articulação entre os grupos.
 

 

Um comentário:

dasilvaorg disse...

Opa, essa promete ser um série boa.
Qual o software - metodologia para a construção dos gráficos?