quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Várias faces de uma rede: espaços coletivos como elemento de produção de liberdade

Conversando com uma grande amiga nessa semana ela me perguntou por quê eu achava tão importante promover redes livres nos projetos em que tenho atuado, na maneira de se relacionar e de pensar os modos de atuar.

A conversa foi provocando elementos e me fez revistar algumas apostas dos últimos anos, podendo refinar um pouco a minha própria maneira de dizer isso.

Um resumo de um ponto fundamental da conversa segue aqui, quando estávamos falando sobre como tinha sido a atuação dos Metáforas em relação ao que tínhamos tentado fazer dentro do Ministério da Cultura:

então, aí voltamos para a nossa conversa de ontem
16:34 percebi que eu tenho uma coisa mal expicada, fundamentada, uma espécie de "fé na rede"
  acredito que a ação colaborativa pode fazer emergir coisas novas
  e, aí o truísmo, boas
  a rede, por si só, não faz nada bom ou ruim
 eu: sim, total
16:35  tem que ter um complemento nessa "fé na rede'
  qual é?
 eu: a rede é apenas a manifestação de uma possibilidade de contato
  heheheheheh
  nova igreja dos pastores da conexão!
  mas, é mais fundo sim
  total
  a rede pela rede num diz nada
  mas, ela é uma das condições para se trabalhar agenciamentos coletivos
16:36 que são pautados por uma maneira de ver/entender/praticar política
  no caso do minc, a nossa bandeira era redistribuir grana para potencializar as ações na ponta
  com o menor número de intermediários possível
  quebrando a ideia clássica de centros-culturais como intermediários do $ do gov investido em cultura
16:37 então, a ação hacker era entrar no MinC para abrir esse espaço, conectar o máximo possível as pessoas para compartilharem suas possibilidades criativas, buscando empoderar e fortalecer os movimentos culturais a partir de sua articulação em rede
  propondo que: se encontrando, a gente entende melhor os problemas que tem e pode se articular melhor para conseguir encaminhar nossas demandas
16:38 sejam elas criativas, sejam elas políticas
  se é que a separação nisso....  O ponto forte disso é perceber que as redes são pré-condições para ampliarmos o potencial de articulações, agenciamentos políticos e, sobre tudo, ter um espaço onde a ideia que faço das coisas é enlaçada por tantas outras e meu efeito de acreditar em minhas próprias verdades pode ser atenuado, criando espaço para que entre em contato com outras formas de pensar e me produzir no mundo.  Não deixa de ser isso a experiência que temos buscado desenvolver nos projetos por onde temos passado...  E só para ilustrar, segue abaixo algumas das faces de uma dessas redes em construção, a Telecentros.BR:    

3 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Pensei muito as redes e as formas de compreede-las no meu doutorado. Precisei até fazer um desvio para aprofundar este tema.
As redes, no meu entender, podem gerar espaços públicos que interconectam redes diversas, numa forma que transgride o que é institucional.
Não só como metáfora ou como estrutura, é preciso pensar as redes como totalidade.
Abraço

Suzana

Dalton Martins disse...

suzana,

concordo contigo.
acho que apenas a rede não seria uma condição suficiente para a transgressão do institucional. Veja, por exemplo, as redes de logística, de fluxos produtivos, que terminam por mais reforçar as estruturas estabelecidas do que propriamente reinventá-las. Acho que as redes livres, com abertura de fato para conversa, permitindo circular por entre seus nós muito daquilo que sequer imaginamos, aí creio que temos uma condição fundamental para nos mexermos, nos provocarmos e nos reinventarmos de alguma outra forma.

abs

Suzana Gutierrez disse...

Sim, é justamente destas q eu falava. Redes que de certa forma costuram, mas que não coincidem com as redes institucionais.

A perspectiva da totalidade pode dar conta das contradições. No seu sentido não dicotômico, de opostos que se incluem e que não existem a não ser um na medida do outro.

A rede ao mesmo tempo que mostra, esconde.

Abraco