sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Construindo uma Rede de Projetos

A Rede de Projetos é uma ação do programa Acessa São Paulo que tem por objetivo desenvolver novas formas de utilização dos postos, permitindo espaços de livre apropriação.
Foi através dessa ação que cheguei para trabalhar mais próximo na Escola do Futuro, participando da construção efetiva da Weblab.tk, nosso grupo atual de trabalho, pesquisa e ação social.

Quando cheguei no projeto, busquei identificar o que tínhamos atualmente e o que realmente poderíamos fazer para tornar essa ação um espaço mais aberto, criativo e que permitesse que uma verdadeira rede pudesse emergir, não apenas como visibilidade de ação, mas sim como estrutura de colaboração, organização e comunicação entre os postos do Acessa São Paulo. Foi então, partindo destes princípios, que comecei a trabalhar.

Criamos, inicialmente, uma estratégia baseada em 3 frentes:

1. um novo ambiente online colaborativo para os projetistas da rede;
2. criar uma capacitação de 2 dias para trabalhar a idéia de projetos e criatividade com os monitores do Acessa SP. Seria uma forma interessante de mostrarmos as idéias do projeto, seus princípios, ações práticas que pudessem inspirar e estimular a rede como um todo;
3. criarmos ações de referência para a Rede de Projetos nas nossas oficinas que acontecem no Parque da Juventude, em São Paulo. Essas ações também ajudariam a movimentar a Rede e dar fluxo para a construção de novos projetos.


Bem, depois de alguns bons meses de trabalho, reuniões, alinhamentos, desenvolvimentos, testes e pilotos, enfim, a estratégia está entrando em operação e já podemos observar os primeiros resultados. Uma forma bacana de acompanhar isso é analisando os novos projetos que estão surgindo e as estatísticas do site:


1. Lista de projetos

2. Estatísticas do site

Nossos próximos passos serão acompanhar o encaminhamento dessas ações, o desenvolvimento dos projetos e os materiais que serão gerados.

Um comentário:

Renata disse...

Grande Dalton, torço muito para que a Rede de Projetos aconteça e reverbere seu entusiasmo, seu comprometimento e sua crença no poder da colaboração e da troca entre os pares. Assim, o mundo vai ficando mais bonito, né? Sucesso sempre!