quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Continuando Tutorial Drupal para o Humaniza SUS

Começamos o segundo dia de oficina. O objetivo do dia de hoje é dominar os recursos mais avançados do Drupal para gerenciamento, organização e visualização de informações. Estou falando aqui, portanto, dos módulos Views e CCK. No entanto, antes disso, iremos brincar um pouco com o módulo DrupalIt.

Observação: dois módulos que acabei de ver na área de Rating/Evalutation e que vejo que pode valer a pena implementar na Rede Humaniza SUS:
- User Expertise: Evaluate a users expertise and display the result on the user's profile page;
- User Interests: Shows a user's most used taxonomy terms on the profile page;
- User Visits: Tracks a users profile visits and displays the latest visitors on a user's profile page.

1. Baixamos o DrupalIt e começamos a brincar com as configurações dele. Habilitamos na área de Controle de Acesso para usuários anônimos poderem votar e mudamos as configurações de votação de maneira geral. Simples e direto. Visitamos o diretório do módulo DrupalIt para verificar como é feito o tema em CSS e como ele usa uma imagem PNG para formatar sua caixa de fundo de votação.

2. Começamos a mexer com o CCK. A idéia por aqui é começarmos a ganhar uma certa habilidade em manusear e criar nodetypes personalizados.
Primeiro, instalamos o módulo CCK e habilitamos seus recursos nativos.
Criamos um tipo de conteúdo personalizado de Projeto para o nosso Drupal, usando campos de caixa de seleção e radio box.
Para ilustrar como melhorar as opções de campos do CCK, instalamos o Email Field, que oferece um campo de email e checagem de validade para um formulário que possa ser criado.

----- Almoço -----

3. Voltamos do almoço e agora iniciamos a instalação e configuração do módulo Views, que vai auxiliar a criar filtros e visualizações dos tipos de conteúdos criados pelo Drupal.
Iremos configurar uma View simples que permita apresentar os posts do blog em formato tabela, com destaque para campos de autor e título. A idéia da atividade é apenas entendermos a dinâmica de configuração do Views, principalmente a parte de argumentos e filtros.
Utilizamos o módulo Views Calc para expandir as possibilidades de geração de relatório do Drupal. Esse módulo permite realizar operações aritiméticas nas colunas de um relatório.

Experimentos de configuração de Views com CCK...

Creio que conseguimos nesses dois dias explorar os recursos básicos do Drupal para um administrador de rede saber como se virar e dar conta de tocar o ambiente em produção. Ficamos na escuta!

Nenhum comentário: