quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Tutorial - Introdução ao Drupal

A idéia por aqui é criarmos um tutorial para os técnicos do Ministério da saúde, da área de Humanização que vão futuramente administrar a rede Humaniza SUS.

Vamos lá:

1. começamos por preparar o ambiente de produção para instalar e testar os módulos em Drupal. Vamos instalar o Xampp para Windows. Vamos instalar inicialmente o pacote Xampp Lite.
A versão Lite deu bug no Windows dos notebooks.
Partimos para versão full do Xampp que vem com um instalador automático.
Instalamos e aparentemente deu certo! Apache e Mysql running.
O Xampp foi instalado no diretório c:\xampp.

2. agora, vamos baixar o pacote básico do Drupal para rodar no xammp.
Colocamos o pacote dentro do diretório C:\xampp\htdocs\xampp e descompactamos. Mudamos o nome do diretório para drupal para facilitar o acesso.

3. vamos criar o banco de dados inicial para o Drupal. Acessando o PhpMyadmin via xampp, criamos o banco.

4. entramos os dados do banco criado na tela de instalação do drupal. scripts rodando... Pronto! Drupal no ar.

5. o Drupal instalado, criamos a conta do primeiro usuário administrador.

6. logados no site, iniciamos o processo de configuração. Agora, iremos baixar a tradução para português brasil do drupal.

7. Baixamos o arquivo do site do Drupal. Entramos na área administrativa e iremos habilitar a configuração do módulo Locale, que permite habilitar outras línguas. Habilitado o módulo Locale, entramos na configuração desse módulo. Acrescentamos a linguagem português/brasil e importamos o arquivo pt-br.po que havia sido baixado do site Drupal.org. Feito isso, a tradução passa ser considerada pelo Drupal. Agora, basta configurar a linguagem como "enabled" e "default" e pronto... A interface do Drupal estará toda traduzida para o português, o que certamente vai facilitar nossa configuração e customização do sistema.

8. Agora, iremos configurar temas. Iremos ver os padrões e os temas do Drupal. Algo que eu gosto muito no Drupal é uma boa variedade de temas que ele oferece. Além de permitir uma maior facilidade em usar coisas prontas, permite um bom caminho de estudo para quem tem interesse em trabalhar com CSS e ver os diferentes formatos que ele permite.

9. Para instalar um tema, temos de baixar o arquivo do tema compactado, descompactar e subir o diretório do tema na pasta "themes" do diretório onde o Drupal está instalado. Depois, basta ir na área administrativa, de temas, e habilitar o que foi instalado.

10. Começamos a abrir os diretórios dos temas que foram instalados para dar uma olhada nos arquivos de folha de estilo (CSS) que permitem configurar os temas. Fizemos algumas modificações no CSS do Garland a partir do arquivo style.css. Baixamos o Zen e começamos a dar uma olhada no Starter Kit para configuração e customização de temas próprios. Mostrei para o pessoal o Drupal Theme Guide, que é um tutorial para construção de temas feito pela comunidade Drupal.

11. Vamos trabalhar com blocos e com os módulos padrão que acompanham o Drupal. Fomos na área administrativa e habilitamos alguns módulos: Blog, Contact, Book, Search e Statistics para podermos iniciar algumas configurações básicas. Depois, fomos a página principal e eu mostrei como configurar um novo endereço para o conteúdo que aparece nessa página: Administrar -> Configurações do Site -> Informações do Site!

12. Mexemos na configuração de blocos e modificamos a disposição de vários conteúdos típicos do Drupal.

13. Começamos a trabalhar com configuração de campos personalizados de perfil do usuário, módulo Profile do Drupal. As opções são bem interessantes e flexíveis, permitindo uma série de operações muito úteis para formar um banco de dados de usuários...

... fim do primeiro dia!

Nenhum comentário: