segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

usando a inteligência coletiva para blogar

seguindo na linha de aproveitar o que as multidões fazem nos mecanismos de pesquisa como tema para produção de conteúdo para um blog, descobri um recurso muito rico e interessante, além de muito simples de usar: o Google Adwords KeyWord Tool.

A idéia básica por trás da ferramenta é a seguinte:

1. você pode digitar uma palavra-chave qualquer e o Google te retorna o que as pessoas estão pesquisando na Web, com que frequência e com que nível de anunciantes relacionados ao termo.
2. você pode digitar o endereço de um site e o Google vai revirar o conteúdo dele e sugerir palavras-chave que são significativas para aquele conteúdo. Além dessa sugestão, mostra as médias mensais de busca dessas palavras, além do nível de interesse por anunciantes.

Recurso fantástico para quem tá interessado em descobrir como a multidão na Web está navegando, pesquisando e circulando informação a um determinado tema. O interesse que tenho nisso aqui é usar esse tipo de recurso para ajudar a produzir conteúdos relevantes para os sites relacionados aos conteúdos de pesquisa. Ouro puro.

Nenhum comentário: