segunda-feira, 10 de agosto de 2009

amadurecimento espiral

A imagem da espiral é algo que vem, de forma recorrente, aparecendo em muitas coisas que tennho estudado ultimamente.
Como algo que evolui em torno de temas que na aparência são semelhantes,a espiral mostra um processo mais orgânico, onde vamos voltando a alguns temas, mas a nossa paisagem de fundo é outra, ou seja, a referência pela qual olhamos para algo muda tudo. A referência é como a paisagem de fundo, uma espécie de modelo mental que usamos para interpretar alguns elementos da nossa vida.

Falando nisso, acho um pensamento rico e interessante em relação a isso no material do Gaia Education - metodologia da espiral:

"Proponho que… a psicologia do ser humano maduro é um processo espiralado, emergente, oscilante, marcado por uma progressiva subordinaçao de sistemas de
comportamento mais antigos e de ordem inferior a sistemas mais recentes, de ordem superior, que ocorre à medida que os problemas existenciais de um individuo se
alteram."


A ordem superior ou inferior de um sistema tem a ver com o nível de complexidade dele. Quanto mais aberto, mais inovador, mais complexo. Quando o número de humanos se relacionando aumenta, a complexidade de nossas soluções também parece que deveria aumentar para integrar a capacidade orgânica de nossas redes de conversação.

Nenhum comentário: