quarta-feira, 19 de agosto de 2009

relações, cognição e a fofoca como um vírus

estudando como boatos se propagam nos memes mentais e criam, ou melhor, dão nascimento a realidades na mente das pessoas, achei um trecho fantástico do livro "A jóia dos desejos" do lama Padma Santem.

segue:

"Quando citamos um objeto pelo nome ou quando conversamos sobre ele com outra pessoa, damos realidade a esse objeto. Quando introduzimos esses conceitos separativos, atribuindo realidade permanente a eles, estamos transmitindo essa realidade para dentro da mente da outra pessoa. Dessa forma, também estamos contatando com todos os objetos que a pessoa passará a criar daí em diante a partir da estrutura que estamos transferindo sem que ela perceba. Quando ouvimos alguém falando mal a respeito de uma pessoa, mesmo que não queiramos concordar, algo se transforma dentro de nós.
Isso é uma espécie de vírus que ataca a visão e que não percebemos, uma vez que não pode ser detectado diretamente. Seus efeitos, no entanto, evidenciam-se de forma indireta como rigidez e, em decorrência disso, como desarmonias que acompanham inseparavelmente a dualidade.


Ficamos cegos por que vemos!
"

Nenhum comentário: