sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Google Insights e o espírito do tempo

Viver o tempo em que se vive parece algo realmente óbvio e realmente difícil quando refletimos sobre a forma que lemos o contexto de nosso tempo.

Quantos preconceitos? Quantas verdades? Quantas realidades? Quantas leituras de mundo a partir de puras subjetividades vamos construindo, nos apegando e chamando de realidade?

Uma das coisas que mais me fascina na Internet é a possibilidade de deixarmos rastros e podermos ler esses rastros para que possamos nos conhecer e conhecer melhor o que a inteligência coletiva do nosso tempo vem produzindo.

Para isso, o Google Insights é um caminho simples e extremamente interessante. É claro que isso depende muito mais do tipo de pergunta que fazemos do que do tipo de interface tecnológica que a ferramenta oferece.

Para mostrar um pouco como vejo isso, gerei um gráfico e alguns dados abaixo.



A questão aqui é ver o que pensamos, o que buscamos quando olhamos para uma caixa do google e procuramos desejos, vontades, quereres, entre tantas outras possibilidades. Conhecer isso, é conhecer um pouco mais do espírito do tempo que produzimos.









2 comentários:

LeonoraGolin disse...

Olá, Dalton. Não sei se é pedir demais...estou no segundo período de análise e desenvolvimento de sistemas e quero me aprofundar no tema WebAnalítica. Poderia dar-me uma orientação bibliográfica? Muito grata. Pode usar meu e-mail golinleonora@hotmail.com.

Dalton Martins disse...

leonora,

dá uma olhada nisso aqui:

http://webanalitica.com.br/index.php/2008/09/e-book-web-analytics-uma-visao-brasileira/

acho que pode ser um bom começo!