sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ventos internos

Venho estudando como os ventos internos se manifestam e como é muito fácil atribuirmos solidez a eles. Mas, o que são ventos internos mesmo, antes que digam por aqui que estou ficando um pouco confuso?

"Cada pequeno objeto, cada pequena pedrinha na paisagem tem uma correspondência interna em nós na forma de energias que percorrem nosso corpo e nervos. A isto chamamos ventos internos. Nosso apego não é às coisas, mas aos ventos internos que elas provocam. Os ventos internos são a experiência íntima dos objetos e também dos seres." Fonte: Introdução ao Budismo

Pois é. Veja só algumas das situações em que eles se manifestam e acabamos atribuindo isso a algo externo, como se não fôssemos nós que estivéssemos escolhando olhar dessa maneira:

  1. brigamos com alguém e achamos que o outro é absolutamente culpado da situação;
  2. temos desejo por algo e criamos a necessidade de obter aquilo da forma que imaginamos;
  3. projetamos um sonho e imaginamos que aquilo que nos chegou através de algo maior que quer nos comunicar uma grande verdade universal;
  4. um alimento delicioso nos é apresentado e desejamos comer aquilo de qualquer jeito. a boca chega até a salivar e juramos de pé junto que o que nos causa isso é o alimento.
 e por aí vai.
 observar, contemplar esses ventos é um caminho interessante para desenvolver um pouco mais de consciência em relação a eles.

 como aparecem?
 que efeito causam?
 como se manifestam?
 como atendemos aquilo?
 como trabalhar isso?
 como visualizar os ventos e realmente perceber, na hora em que surgem, que não possuem solidez alguma?

 um caminho de estudo pela frente...

Nenhum comentário: