sábado, 19 de maio de 2012

Quando os menus do Moodle param de funcionar, o que fazer?

Estou administrando desde o final do ano passado um sistema Moodle na Fatec Ipiranga. A ideia do sistema é servir como um repositório de conteúdo do material que os professores utilizam em sala de aula, gerenciar o lançamento de notas, faltas e servir como um espaço para que os alunos possam trocar mensagens, links, blogar e gerenciar um pouco melhor sua vida acadêmica.


Já tenho trabalhado com Moodle desde 2005, quando participei do projeto Pangea em sua proposta de formação para conselheiros de conselhos municipais do trabalho. Projeto inicial, Moodle ainda bem embrionário e muita coisa mudou no Moodle e na Internet desde então.

Ocorre que nesse ano estamos trabalhando com o Moodle versão 2, ou seja, com todas as novas funcionalidades e recursos que essa nova série do sistema tem para oferecer. Porém, nem tudo é simples...

De uns 10 dias pra cá, o Moodle simplesmente começou a não permitir que abríssemos seus menus em javascript. O sistema parou de permitir que os usuários acessassem seus conteúdos.

Pesquisando, pesquisando, pesquisando... achei algumas recomendações que queria deixar documentando por aqui, pois outros devem passar pelo mesmo problema e o susto é razoável.

O Moodle gera um cache de várias funcionalidades: html, javascript, dados dinâmicos e outras coisinhas do sistema. Esse cache fica no servidor e vai chegando num nível que ele não consegue gerenciar direito. Logo, o sistema precisa limpar o próprio cache, porém, ele não sabe disso até que você informe.

Logo, o Moodle disponibiliza um script em php que fica nesse endereço: http://yourdomain.com/admin/purgecaches.php

Esse script limpa tudo o que estiver em cache no servidor, fazendo com que todas as novas funcionalidades tenham de ser carregadas novamente para o cliente. Isso traz as funções do sistema de volta ao seu modo padrão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, me resolveu um problemão... obrigado!!!

Dione

Anônimo disse...

Show de bola! Muito obrigado pela informação! Tenho uma plataforma do moodle utilizada para cursos técnicos a distância. Pensei que a hospedagem estivesse com problemas, mas executei o script e deu certo. Vlw!

Emerson disse...

Meu amigo, muito obrigado pela dica. Não sou um cara de informática, mas na Fatec onde trabalho acabou que o Moodle caiu na minha mão e não é que deu esse problema? Sua dica me salvou de um problema que estava incomodando já há alguns meses. Obrigado.