segunda-feira, 7 de abril de 2008

As melhores decisões da inteligência coletiva...

“As melhores decisões coletivas são produtos de desacordos e contendas, e não de consenso e compromisso”. O autor diz que são quatro as condições para que o produto de todos supere o de cada um:

a)diversidade de opiniões, porque daí vêm mais informações;

b)independência entre os membros, evitando a influência tendenciosa dos lideres de opinião;

c)descentralização, que neutraliza os erros; e

d)um bom método para reunir opiniões e chegar a conclusão."

Diretamente daqui!

Bem, vamos comentar um pouco aqui que isso tem uma relevância interessante para o que venho pesquisando ultimamente...
Vejamos:

  1. a diversidade de opiniões permite uma maior possibilidade de inteligências múltiplas entrarem no diálogo, ou seja, permite que variadas formas de representações de uma idéia possam conviver e dialogar. A riqueza da diversidade então é uma questão de possibilidade cognitiva;
  2. independência entre os membros tem a mesma relação cognitiva, pois isso novamente nos leva a permitir uma diversidade de interpretações e representações mentais;
  3. a descentralização equaliza os pares, permitindo uma construção p2p de conceitos e idéias;
  4. esse último é fundamental! é a essência de um processo de ativação. Se não houver uma clareza no formato da conversa, na maneira de filtrar e taggear a produção, uma boa quantidade de iniciativas pode cair no vazio... Isso é uma das razões pela qual gosto tanto dos modelos de Cafés Colaborativos com os quais venho trabalhando e ajudando a desenvolver ultimamente, como possibilidades de ativação de redes sociais.
e vamo que vamo!

2 comentários:

felipefonseca disse...

tem uma coisa que muitas vezes é esquecida: colaboração/circulação até vá, mas inovação em rede (que pra mim é um passo adiante) não pode ser obrigatória. ou em outras palavras: uma comunidade distribuída só consegue criar um ritmo constante de inovação se, além de trabalhar colaborativamente, também faculta a cada nó da rede a possibilidade de criar em rede ou não. é na real o pulo do gato na dualidade entre coletivismo e individualismo competitivo.

Dalton Martins disse...

felipe, concordo totalmente contigo.
inovação em rede é uma característica peculiar de cada rede. não é algo que pode ser garantido, mas pode ser tentado. vale refletir sobre quais são as condições que facilitam essa inovação, que estimulam que ela aconteça, mas de forma alguma garantem que ocorra.