sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ativando redes sociais

Ativação de redes sociais vem sendo um tema que venho estudando, pesquisando e propondo uma série de ações nos projetos em que estamos trabalhando. A parceria com o Cenpec tem sido extremamente interessante como um campo experimental rico e diverso, além de apresentar uma escala considerável para avaliar algumas premissas do que venho pesquisando.

Quando no início deste ano iniciamos as primeiras reuniões, a idéia básica era criar uma pauta para um encontro presencial que pudesse ajudar a ser o ponto de despertar para a formação de uma rede social online entre as organizações. Ativar uma rede é sempre um mistério, pois a diversidade cultural que se apresenta é algo extremamente subjetivo e certamente influi totalmente no andamento dos trabalhos.

Partimos de dois princípios básicos para a organização dos encontros:

1. seria fundamental trabalhar com atividades que permitissem vivenciar o estar em rede;
2. seria fundamental sair dos encontros com algo minimamente concreto de por onde caminhar para implementar esse estar em rede no cotidiano.

Ocorre que agora chegamos num momento de avaliar o que temos feito neste projeto. Momento muito interessante, pois tem sido rico o levantamento de indicadores, as possibilidades de análise e todo o estudo que venho conseguindo realizar com base nos dados que tenho na mão. O mais rico é ter acesso a essas informações, pode estudar dados desse porte.

Hoje, foi publicado dois vídeos pela equipe que dá uma idéia boa de como foram os encontros presenciais. Mais uma peça nessa ativação que vai se compondo...



Nenhum comentário: