quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Oficina de Inclusao Digital e MetaReciclagem

(estou montando esse post numa maquina sem acentuacao, depois pretendo corrigir isso)

SP, 10 de Outubro de 2008
Toca o telefone. Kiki Mori me convidando para participar da 7 Oficina de Inclusao Digital em Belem. Fazia tempo que eu nao participava das Oficinas, nao via a galera, nao sabia muito o que estava rolando. Concentrado na construcao do projeto WebLab.tk, nas questoes do Acessa SP, nas ativacoes de Redes Sociais, enfim, um pouco distante do universo de articulacao na Inclusao Digital. Como estamos tomando folego no projeto LixoEletronico.org, achei que seria uma otima oportunidade de vir aqui falar disso, apresentar MetaReciclagem com esse enfoque.

SP, 05 de Outubro de 2008

Vai para o aeroporto de tarde, espera na fila, demora, atraso, atraso, atraso.
Cadeira aperta, barra de cereal, musica da Xuxa, jornal do Obama, exame, exame, exame, exame...
Estudo, estudo, estudo. Pois eh, tenho prova para o doutorado na segunda-feira. Construindo sentido em todos esses textos aqui.
Exame, exame, exame... ops, dormi. Desperta e continua no exame.

Chego em Belem. Kiki no aeroporto esperando o povo. Peguei o taxi com o Rodrigo. Estava no quarto com o Ademir. A velha turma. Fazia tempo que nao via o povo do Sampa.org. Foi bom reencontra-los. Gente da militancia, da velha guarda, construindo seus projetos, articulando suas ideias.

Belem, 06 de outubro de 2008.
Desperto uma hora antes do combinado. Esqueci de mudar o relogio. Pilhado para montar a apresentacao, acertar os detalhes e tals. Cafe da manha. Exame, exame, exame.
Chego no Hangar, local onda ta rolando o evento. Muito bacana o espaco, bem amplo, estruturado, me supreendeu.



Finalmente, consegui encontrar o famoso e querido Regis, do projeto Bailux. O Regis eh um cara que admiro, por sua forca de vontade, sua pegada e sua determinacao em metaReciclar no Arraial, apesar de todas as dificuldades, a falta de apoio, as intemperies da caminhada. Eh fantastico ver uma pessoa que ja conhecia a anos dos emails, dos telefonemas. Coisa boa!



Andando pelos espacos aqui do evento, muita coisa bacana de MetaReciclagem pelos corredores. Eh bonito ver o movimento se espalhando, se viralizando, tomando corpo, ganhando espaco, produzindo sentido, sendo apropriado e sendo construindo por tantas maos como essas que para ca vieram.



Chega o horario da apresentacao. Eu ia dividir o espaco com o Eloir, um cara super bacana, coordenador dos projeto dos Maritas, la no Sul. Pessoa bacana, ia atuar com uma oficina de Robotica Livre, fazendo algumas experimentacoes com escovas de dente que andam. Eu escolhi trabalhar mais uma apresentacao devido a quantidade de pessoas. Tinha uns 200 por aqui. Falamos dos principios de MetaReciclagem, dos que nos guiou na construcao do projeto, dos primeiros momentos, de meio ambiente, dos problemas do lixo eletronico, das solucoes, do blog Lixo Eletronico. Foi bem interessante. Umas 20 pessoas vieram pedir copia da apresentacao no pen drive. Conheci um povo bacana. Troca uns cartoes. Enfim, uma nova rede armada para ajudar na construcao dos seminarios do Lixo Digital para 2009. E vamos em frente.





Amanha, conto mais! E vamo que o som nao pode parar!

Nenhum comentário: