terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sociograma do Tecendo Redes

A ativação de redes do projeto Tecendo Redes, uma parceria entre o Cenpec e a WebLab.tk na ativação, vem ocorrendo desde o fim de 2007, quando experimentamos pela primeira vez os princípios do café, do biomapa e outros recursos que acabaram se desdobrando num processo mais consistente e maduro...

A lista de emails do Tecendo já faz um ano de existência. São 120 participantes, em torno de 2500 mensagens publicadas na lista e um grupo de uns 55 participantes bem ativos. Números bem interessantes para uma rede em formação....

O princípio de ativação desse projeto foi bastante simples. A idéia do projeto Tecendo Redes é articular atores que trabalhem com educação num determinado território para pensarem novas formas de utilização dos dispositivos educacionais (praças, clubes, hospitais, igrejas, terrenos, etc.. etc.. etc...) de uma forma integrada, para além das próprias limitações das escolas.

Como ativamos, então?

1. realizamos um encontro presencial bastante simples, com o desenvolvimento de um Biomapa para mapear os locais relevantes para o projeto na cidade e um café para pensarmos em como usar os dispositivos digitais para articular novos usos desses locais.
2. criamos uma lista de email para dar continuidade nas conversas e encontros;
3. a equipe do Cenpec usou a lista como canal de articulação e continuidade de atividades e tarefas entre os encontros presenciais;
4. usar a lista virou algo natural e fez todo o sentido para eles enquanto moradores e ativistas de Santos.

Simples. direto. Ingredientes fundamentais para abrir espaços de conversação. Apenas isso. O resto, é com ele.

Depois de um ano, o organismo já tá ficando assim:

5 comentários:

Naty disse...

Dalton,

Alegria ver essa rede aí. E saber que inauguramos processos juntos. Acredito que isso é resultado de muito investimento, intenso... e da aposta real em uma rede horizontal e colaborativa.

Acompanhemos o movimento...

Beijo, naty

Dalton Martins disse...

pois é, naty!
é um processo em contínua evolução.
assim como nossa compreensão das redes vai se desenvolvendo, o tipo de relação que conseguimos ter com elas também.

o grande mistério que estamos conseguindo dar conta em todo esse trabalho é criar um processo humano, simples e que dê conta de criar espaços de potência para os participantes.

Daniel Brandão disse...

interessante ver esses usos de sociograma. Estamos - aqui no Instituto Fonte - com algumas duras experiências com o Ucinet para analisar a construção de sentido de palavras. Mas acho que teremos que partir para algo na linha das analises semanticas...enfim, vasto mundo.
Daniel Brandão

Dalton Martins disse...

daniel,

interessante essa questão de construção de sentidos de palavras. se você pudesse contar mais a respeito disso, fiquei curioso.

sobre os sociogramas, entendemos eles como formas analíticas que nos ajudam a dar visibilidade ao processo de emergência de uma rede online. é uma tentativa, ainda pobre, de contar histórias sobre conexões, conversas e encontros....

Naty disse...

Ei!!

Legal ver vcs conversando!

Queria dicas... é o seguinte: se vcs conhecerem mais links, mais infos... por favor, joguem na roda, ops, na rede.

E seguimos, fazendo conexões, pontes...

Naty