domingo, 26 de julho de 2009

Produzindo realidades

Duas citações muito interessantes vindas de fontes que começam a criar uma relação íntima com o que tenho feito ultimamente:

"Nós não descobrimos propriamente o mundo externo, nós descobrimos possibilidades de relação." Do texto "O propósito da educação no budismo".

e

"Os objetos têm fronteiras cada vez menos definidas; são constituídos por anéis que se entrecruzam em teias complexas com os dos restantes objetos, a tal ponto que os objetos em si são menos reais do que as relações entre eles."
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Ed. Cortez. 2003.

Ora, se tudo isso então (as múltiplas realidades possíveis) são possibilidades de relação, a escolha de como eu olho para essas relações, como eu as visualizo internamente e projeto no compartilhar com os outros certamente tem um efeito de alinhamento que pode ser muito melhor trabalhado a partir dessa consciência.

O que mais uma vez nos leva a questão: se eu consigo abrir mão da minha escolha de possibilidade de relação com algo, ao menos por alguns instantes, para tentar ver como você se relaciona com aquilo, muito provavelmente de outra forma, será que a partir dessa postura a gente num consegue produzir algo inovador? E será que esse algo num seria uma possibilidade de relação que, para além da minha relação com a realidade, eu amplio a possibilidade de me relacionar com você?

A relação, qualquer que seja, é apenas uma possibilidade de escolha. Gostei!

Nenhum comentário: