quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alguns próximos passos possíveis na experimentação de Redes Sociais

Refletindo um pouco sobre a referência das mandalas (que um tempo atrás andei postando por aqui), da astrologia me veio a questão dos aspectos que nessas mandalas têm uma relevância fantástica. Não conheço muito sobre astrologia, mas é um assunto que tem me interessado devido a quão sistêmica é essa "tecnologia" considerando diversas relações do céu, dos planetas e das casas a partir do que um observador pode ver de seu local aqui na terra. Rico e forte, mostrando uma forma antiga e muito útil de se perceber, visualizar e criar um espaço para podermos refletir sobre esses aspectos em nossas várias dimensões humanas.

sem dúvida, acho que a análise estrutural de redes é muito inferior as características sistêmicas da mandala da astrologia, pois ela apenas analisa UMA relação que escolhemos e mostra os aspectos mútuos entre os envolvidos nessa relação que estamos estudando. A mandala amplia isso para vários níveis, com uma riqueza e uma dinâmica muito maior, apesar de coletar informações estáticas do céu.

também concordo que nossa prática de análise se encontra ainda muito restrita aos dispositivos que conhecemos e aos recursos técnicos que estamos aprendendo a utilizar.

acredito que há um campo de pesquisa muito interessante na questão das dimensões que escolhemos para fazer a nossa narrativa a respeito da dinâmica de uma rede. acredito que ainda estamos explorando pouco o potencial de dados que podemos coletar (para falar só dos dados) e as possíveis formas de brincar com essa informação para explicar as distinções daquilo que buscamos ver.

refletir e ir um pouco mais a fundo na experimentação dessas camadas me parece ser um caminho interessante e é um pouco por onde tenho ido. acho que temos boas pistas em alguns pontos que considero chave:

1. na linguagem e na semântica, pois nossas redes são sempre redes de conversação;

2. nos movimentos dinâmicos, nas ondas que são geradas em tempo e espaço. Por exemplo, isso que está ocorrendo nessa thread de nossa conversa traz aspectos dinâmicos de nossa relação em torno uma discussão que nos interessa por adesão. Esses aspectos dinâmicos podem ser visualizados? Podem ser sentidos como? Será que num tem outras formas de refletirmos a respeito disso?

3. nas multidimensões em nos "aspectamos" para trazer um linguajar da astrologia. Mapas com outras camadas de aspectos, em outras dimensões, ampliando a singularidade de relações. Sem dúvida, esse exercício vai nos levar a pensar em outros recursos matemáticos (Wavelets, por exemplo) para incluirmos aspectos dinâmicos do tempo, espaço. As multidimensões podem dar pistas de nossos acoplamentos em diversas redes de conversação em que nos envolvemos e somos envolvidos.

enfim, penso nesses estudos/experimentos apenas como uma forma de brincar em ampliar nossas possibilidades de autoconhecimento e reflexão. sem pretensões de metodologia/método, talvez mais como poesia do que ciência. ;-)

Um comentário:

Vanessa Nicolav disse...

Olá,

Meu nome é Vanessa, sou da Revista Fórum e não estou achando um email de contato com vocês, mas gostaria de saber se vocês podem nos ajudar na divulgação de um concurso sobre tecnologia sociais para professores e educadores de ensino fundamental.

É a segunda edição do concurso "Aprender e Ensinar Tecnologiais". Os 5 melhores projetos que unam educação e tecnologia social ganham uma viagem para o próximo FSM em Dacar Senegal.
Cada inscrito ganha também uma assinatura da Revista Fórum e uma edição do livro "Geração de Trabalho e Renda".

o site é esse.
www.revistaforum.com.br/ts

Se vocês me passarem um email posso lhe explicar melhor como estamos fazendo parcerias, ok?

Agradeço já a atenção.

Um abraço,

Vanessa Nicolav
vanessa@revistaforum.com.br