terça-feira, 20 de abril de 2010

conversas inspiradoras

refletindo sobre a utilidade de mapeamentos de complexidade e sobre o sentido de estudar os processos de transformação pela visualização de nossos agregados mentais, segue uma boa thread com fff.

Felipe: escrever edital é uma doideira
  te faz pensar no trampo de outra forma
 eu: é foda, eu curto, mas dá maior trampo
  faz sim
16:47 estruturas explícitas...
  kkkk
 Felipe: estruturada e relacional
  hehe
16:49 eu: legal isso
  puta atitutde bacana
 Felipe: tentando abrir o pensamento em outras escalas
  se nenhum edital rolar, valeu como documentação
  se rolar, é caminho das pedras
16:50 eu: sim
  é interessante isso
  ir abrindo os processos
16:51 eu to fazendo isso no meu blog com estratégias de projetos
  coisas que to usando para analisar
  para poder tomar decisões
  enfim, ir compartilhando mesmo aprendizados
 Felipe: eu vi o post lá
16:52 interessante aquele RT no meio de tudo
  bom sinal
  coisas ecoando
  como é que tu vê esse tipo de análise se articulando com a crítica das echo chambers?
 eu: pois é... gostei de ter feito aquilo
  echo chambers?
16:55 camaras de eco
  pessoas se repetindo, em vez de argumentar

14 minutos
17:10 eu: bacana o conceito
  acho que tem a ver sim
  o twitter é uma câmara de eco
  assim como qualquer espaço de conversação
17:11 sinto que isso pode se tornar um problema quando focarmos apenas nisso
  ou seja, olhar para algo apenas a partir de um único ângulo
17:12 no entanto, isso não exclui experimentar mapeamento de complexidade, que eu sinto que é exatamente esse tipo de busca que podem abrir as bordas desse tipo de echo chambers
  ou seja, ir compondo camadas, níveis de correlação de olhares
  e análises
  o que é em essência bastante complexo de se fazer
  mas, acho que hoje temos condições de ampliar isso
  um pouco do que eu estou pesquisando e experimentando tem a ver com isso
17:13 vou te dar alguns exemplos:
 Felipe: manda
 eu: 1. um mapa como esse abre caminho para se perguntar outras coisas... por exemplo, pq o levy aparece ali tão presente? o que teve no evento que abriu isso?
17:14 e a percepção a boca pequena, ou seja, com os 3 ou 4 chegados de corredor, era que ele tava ultrapassado, que ninguém mais pensava nele e por aí vai....
  é uma questão em aberto
  mas, que acho importante
  pq o que o levy tá um conceito de websemântica que fudido de bom
  e que vai muito além do o que as ontologias dos primeiros conceitos de websemântica
17:15 ele foi bem além disso
 Felipe: na real até tem um caminho aí que eu pensei agora
 eu: apesar de não estar visível
 Felipe: que com web semântica dá pra tentar relacionar conversas que não estão explicitamente relacionadas
 eu: então, por exemplo, abre-se um outro nível de complexidade para se pensar nisso
 Felipe: manja?
 eu: exato
 Felipe: o problema da lógica de camera de eco é que ela vai pra quantidade
  e esse tipo de análise quantifica termos
17:16 eu: e por exemplo, a gente poderia mapear só as conversas que falavam do levy nessa thread e sacar mais o impacto disso apenas no twitter
 Felipe: mas se existe uma análise semântica, dá até pra visualizar o que é desvio de uma mesma conversa
  e evitar que se esmaguem as dissonâncias
 eu: exato
  que é o que a rede semântica dá conta
  se tu ficasse apenas na nuvem de tags
  aí, é foda
  vc. perde a possibilidade de relações
  e nunca vai saber que o jlgoldfarb tá ligado fortemente ao RT
17:17 ou seja, ler o twitter desse cara pode ser interessante
  pq ele tagueou o evento de uma maneira importante
  ele dá pistas de memes para se seguir
 Felipe: sim
 eu: e aí, tu vai compondo um mapeamento de complexidade
 Felipe: um papel diferente
 eu: trazendo elementos
17:18 Felipe: de remixagem de informação
  índices, pra ser semiótico ;)
 eu: pois é...
17:19 mas, eu acho que quebrar essa coisa da signifcação da semiótica é importante
  pq a semiótica parte de um mundo conceituado nos signos
  e esquece que o signo é apenas retrato do orgânico
 Felipe: retrato?
17:20 eu: que quando olhamos para um signo, olhamos do ponto de vista de um corpo e uma coerência estrutural de sentidos/sentires que constrói uma visão daquilo
  por isso retrato
  no momento da compreensão
  depois, muda
  impermanência
  corpo muda
  e assim vai
  meio que num entrelaçamento de sentires e viveres
17:21 o que eu to particularmente interessado é em ir experimentando novas formas de estimular esses sentires e viveres em espaços reflexivos mais amplos
 Felipe: de que formas?
 eu: bem, de várias formas, na real... kkk
  mas, o mapeamento é um ponto importante disso
17:22 biofeedback é outro
  as tecnologias de conversação são outras formas
17:23 se tu for ver, são maneiras diferentes da gente agregar elementos
  ir entrelaçando compreensões
  e compondo elementos que demarcam passagens de ângulos de visão
 Felipe: sim
 eu: é quase como se fosse um processo ritualístico
 Felipe: compondo um sistema novo que vai além do texto
 eu: exato
 Felipe: eu gosto muito de texto, de qq forma
 eu: aquilo vai cavando processos no imaginário
17:24 Felipe: pessoalmente, não sinto necessidade de ir além
 eu: que nos levam a outro lugar de reflexão
  entendo
 Felipe: mas entendo o teu movimento
17:25 tu viu o tutorial que te mandei?
 eu: inda não...
  eu to muito interessado em entender como a mudança acontece
  não uma mudança específica
  num estou falando aqui de bom e mal, ou qualquer coisa dual nesse sentido
17:26 estou falando mesmo de complexidade
  de visão sistêmica
  de ampliação de olhar e transformação a partir dessa ampliação
  te faz sentido isso?
 Felipe: mudança no sentido transformação?
  como tu mede isso?
17:27 eu: num acho que o caso é medir...
  acho que tlvz nem seja possível fazer isso
  mas, sinto que quando tu olha uma imagem dessas do post
  tu percebe para onde a atenção daquelas pessoas foi
17:28 o foco que tiveram e os recortes semânticos que construíram
 Felipe: sim
 eu: isso tece um mapa que me permite estudar aquilo
 Felipe: peraí, deixa eu lembrar uma coisa
 eu: e aprender um monte de coisas
17:33 eu: vou ver aqui...

Nenhum comentário: