quinta-feira, 24 de junho de 2010

Café TelecentrosBR: como foi, o que rolou e o que ficou

Começar a ativar uma rede é um processo tão único e singular quanto qualquer tipo de relação que possamos ter. Nunca é da mesma forma e sempre somos surpreendidos com nossas expectativas e visões sobre o que poderia acontecer.

Como venho relatando aqui já a alguns dias, estamos participando do programa TelecentrosBR como Polo Nacional da Rede de Formação.
O projeto é muito interessante em muitos níveis, mas sobretudo, ressalto alguns pontos que me chamam atenção:
  • o momento histórico em que nos encontramos e que se encontra muitas das ações de militância que criaram o conceito de inclusão digital e hoje refletem sobre seus 10 anos de práticas;
  • a abertura do projeto para a formação de uma rede que envolve polos regionais, monitores, programas, etc. que possa compor o programa de formação;
  • as ações descentralizadas e, ao mesmo, alinhadas em processos de ativação de redes que podem orientar os pontos e temas relevantes dessa conversa;
  • a visão e experiência que a gente vem acumulando a um tempo, sobre como pensar, agir, documentar e articular as partir dos projetos em que temos nos envolvido: Acessa SP, Acessa Escola, Humaniza SUS, Tecendo Redes, etc, etc, etc...
Conseguimos um bom espaço na 9ª Oficina de Inclusão Digital para algumas atividades, e dentre elas, resolvemos aproveitar o segundo dia de oficina para montar um Café TelecentrosBR com monitores, coordenadores de projetos, participantes e membros do programa TelecentrosBR.

Aproximadamente 60 pessoas participaram do papo, que contou com um público bem diversificado e que teve uma boa oportunidade para conversar e sair da dinâmica tradicional de ouvir especialistas e palestrantes sobre temas diversos.


 A dinâmica que montamos foi bem semelhante que a utilizamos para a ativação da Rede Humaniza SUS, em 2008.  Montamos um café com duas perguntas e um aquário para fechamento e debate final. O blog da Oficina documentou aqui o encontro.

As perguntas foram:
  • Quais são os temas que você considera mais relevantes para a formação dos monitores dos Telecentros?
              Veja aqui a digitalização das respostas dos participantes.               
              Segue abaixo a nuvem de tags das principais palavras mencionadas:


  • Como você considera que um Telecentro deu certo?
           Veja aqui a digitalização das respostas dos participantes.               

           Segue abaixo a nuvem de tags das principais palavras mencionadas:
 Os próximos passos agora são:

  • estudar esse material e construir um relatório que dê conta de agrupar por temas as sugestões;
  • entregar esse relatório de volta a todos os participantes do Café;
  • utilizar esse material para os Seminários da rede de formação que devem acontecer em Agosto.
 O mais interessante desse processo é que já começamos a construir a pauta da formação dos Telecentros.BT em rede. Na conversação, no encontro e no afeto que multiplica visões uma rede é ativada, uma conversa emerge e um programa surge.

É um jeito de fazer, um modo de conversar, uma maneira de pensar a rede.
A pergunta é a rede e a resposta é a rede.

E vamo em frente que tá bonito de ver essa construção.

Nenhum comentário: