segunda-feira, 31 de maio de 2010

ativação e aprendizagem em rede

A complexidade de nossas interações cresce a cada minuto, os enlaces e emergências surgem como novas condições de possibilidade que podem ser apropriadas de maneiras imprevisíveis.

Muitas novas formas de aprendizado, muitas novas maneiras de se recombinar, muitas novas maneiras de operar na complexidade. Muitos novos espaços de conversação surgem quando levamos em consideração a nossa própria circularidade e criamos maneiras de olhar para isso.

 Algumas questões relativas a como estamos atuando em nossas e como podemos aprender mais sobre isso:
  1. como estamos operando a partir do reconhecimento da estrutura da linguagem em nossas ações de ativação, agregação e colaboração em rede;
  2. como deixamos isso visível e ampliamos os espaços de reflexão sobre os fundamentos do que estamos fazendo.
ao meu ver, tem alguns eixos que estruturam essa pesquisa e que nos apresentam algumas respostas interessante sobre o que estamos fazendo em rede:
  1. a maneira que abrimos nossos dados em rede e criamos processos de apropriação desses dados;
  2. a maneira que criamos espaços de conversação nos projetos que atuamos e como realmente abrimos espaços de colaboração num campo de escuta ativa dos efeitos de multidão.
  3. a maneira que refletimos sobre as nossas ações em rede, considerando a complexidade envolvida na própria diversidade de estar rede. Como evitamos sair dos efeitos tradicionais de nossa capacidade de olhar pra isso?
 é por aí que to olhando...

Nenhum comentário: