terça-feira, 16 de março de 2010

Experimentando uma Rede Semântica

O lance de pesquisar a visualização da informação abre inúmeros caminhos de ferramentas, algoritmos e técnicas que podem ser testadas em diferentes contextos.
O meu contexto tem sido o das redes, ou seja, buscar visualizar informações de relacionamentos através da composição estrutural das redes.

Uma rede semântica, segundo a Wikipedia é: "Uma rede semântica é uma forma de representação do conhecimento definida como um grafo direcionado no qual os vértices representam conceitos, e as arestas representam relações semânticas entre os conceitos. Elas são consideradas uma forma comum de um dicionário legível por uma máquina."

O interessante aqui é que esse tipo de visualização ajuda a percebermos um tipo de mapa mental do autor que produz o texto. Além disso, dá para expandir esse tipo de experiência para visualizar redes semânticas de fóruns de comunidades, posts de blog, feeds de redes sociais, enfim, dá para visualizar a estrutura de relação em rede das construções cognitivas das comunicações. 

A imagem abaixo eu fiz pegando o texto de uma blogada sobre As redes da inteligência coletiva do Pierre Levy:


 O próximo dessa brincadeira é puxar um feed de uma conversa em rede e ir vendo o que saí.

2 comentários:

dasilvaorg disse...

Dalton,
tá sendo interessante acompanhar essse trechos que vc compartilha das visualizações.
Notei outra coisa, vc também tá mais preocupado com que a estética do post destaque o conteúdo ou é viagem minha?

Dalton Martins disse...

orlando,

to sim.
to fazendo algumas experiências até no sentido de ser o mais claro possível nos posts. Condiz com o próprio estudo das redes semânticas... ;-)