terça-feira, 24 de junho de 2008

manual da rede de projetos....

produzimos aqui no Acessa esse pequeno manual para orientar as atividades e comunicar melhor o que é a tal da Rede de projetos para os postos do Acessa SP.

buenas, tá facilitando um bocado a circulação da informação por aqui:


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Deu na Folha: Brasil é campeão mundial no uso de comunidades, diz estudo

Saiu aqui:

"

O Brasil é o país que mais usa sites relacionados a comunidades, tanto em horas gastas nesse tipo de site quanto no número de acessos. Dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ibope/NetRatings indicam que, em abril deste ano, 17,5 milhões de pessoas navegaram nesses portais utilizando conexão residencial --o maior número entre os dez países analisados pela empresa.

Nas contas do Ibope/NetRatings, o brasileiro fica, em média, cinco horas por mês em sites relacionados a comunidades. Nos outros países, esse valor não passa das duas horas, com exceção dos internautas do Reino Unido, que gastam duas horas e meia nesses portais.

A empresa inclui na categoria "comunidades" as páginas de redes Orkut e MySpace, blogs, microblogs, bate-papos, fóruns, grupos de discussão, mundos virtuais e outros sites semelhantes que reúnem grupos de interesse e de relacionamento.

Em abril deste ano, 17,5 milhões de pessoas utilizaram essas páginas por meio de internet residencial, o equivalente a 78,2% dos internautas ativos do mês. Depois do Brasil, vem o Japão, com 67,1%, seguido por França (60,9%), Espanha (59,6%), Itália (59%), Reino Unido (56,6%), e Estados Unidos (56,3%), Austrália (52,2%), Suíça (42,7%) e Alemanha (37,7%).

Faixa etária

De acordo com o Ibope, além dos adolescentes, crianças e adultos são responsável por esse crescimento das redes sociais no país. "Não é uma mudança [o uso por crianças e adultos] tão considerável quanto a existente no Reino Unido, mas já significa uma tendência a ser observada", afirma a empresa, no estudo.

'Esse maior interesse dos adultos pelas redes sociais indica que as empresas já podem começar a explorar o potencial das comunidades para um melhor relacionamento com esse público pela internet', diz o texto.

Os dados da pesquisa indicam que o Orkut continua líder absoluto desse mercado no Brasil, mas outras redes começam a aparecer na lista. Em abril, o Orkut recebeu 15,2 milhões de acessos, segundo o Ibope, seguido pela Sonico.com, com 1,7 milhões de usuários únicos, e o MySpace, com 868 mil.

O Facebook, que é um dos líderes mundiais nessa área, tem uma participação pequena no Brasil. Fica atrás de Via6, Hi5 e Habbo, com 365 mil usuários no mês."


pois é, é um caminho que ainda tem MUITO para ser pensado, construído, explorado e interligado...     
Blogged with the Flock Browser

Ativando em Goiânia...

testando... 1... 2... 3...
Blogged with the Flock Browser

segunda-feira, 9 de junho de 2008

falando de metareciclagem na lista...

... meta é sempre uma surpresa... hoje, me peguei pensando em tudo isso de novo e revisitando alguns momentos de aprendizado. contei isso aqui por lá, respondendo um email de uma nova participante, a Laura:

laura,

muito bom seu email e sua compreensão do que é metareciclagem...
concordo contigo, é um estilo de pensar e agir...
no final, vc. me pergunta a respeito de alguma contribuição sobre o que estão fazendo... bem, eu diria algumas coisas que venho aprendendo nos últimos anos por aqui e por outras caminhadas....

  1. tenha paciência em seu processo criativo e no desenvolvimento de seu trabalho. não serão todos que vão entender e dar valor a ele, mas os que se conectarem com isso terão uma possibilidade profunda de mudar a forma como entendem algumas questões relacionadas a sua forma de lidar com a tecnologia e, por tabela, consigo mesmo;
  2. as conexões que a rede gera possibilitam novas formas de praticarmos essas ações que projetamos e que acreditamos profundamente terem valor para nós mesmos e para os outros. faça conexões, conte suas idéias para as pessoas e procure sempre criar sentido e responsabilidade naquilo que estás fazendo;
  3. em geral, nossa ação gera expectativa e daí vem a nossa responsabilidade. a carência de criatividade é ampla e mostrar o novo e praticar o novo gera novas conexões inevitáveis. são coisas boas e que nos alimentam sempre com novas possibilidades de nos recriarmos;
  4. publique suas idéias assim que as tiver. elabore a si mesmo dentro desse coletivo, dessa forma ampla e, muitas vezes, difícil de se ver nele;
  5. crie, crie, crie...
e mais uma vez, seja bem-vinda!

abs,
dalton

sexta-feira, 6 de junho de 2008

aula de redes socias na comcom...

a turma do Gens (os camaradas Isis e Donizete) me convidaram para dar uma aula sobre Redes Sociais no curso de Formação em Comunicação Comunitária. Montei essa apresentação abaixo. Esse tipo de convite me ajuda muito a estruturar e compilar um pouco do pensamento e das pesquisas que vem sendo desenvolvida ultimamente, principalmente em dois eixos:
  • indicadores de redes sociais a partir da análise de capital social;
  • representação visual das redes sociais através de sociogramas.
é isso!