terça-feira, 25 de março de 2008

Resumindo "Cinco mentes para o futuro"

Concluí essa semana este interessante livro do Howard Gardner:



Quero registrar aqui alguns pontos interessantes que merecem destaque:

  • muitas pesquisas confirmam que leva até 10 anos para se dominar uma disciplina;
  • o segundo significado da palavra "disciplina": treinar para aperfeiçoar uma habilidade;
  • esteja-se trabalhando em uma universidade, em um escritório de advocacia ou em uma empresa, o trabalho do gestor demanda síntese;
  • sem algum domínio de computadores, os cidadãos não podem ter acesso às informações de que precisam, muito menos usá-las produtivamente, sintetizá-las de forma esclarecedora ou questioná-la de maneira informada;
  • Como conquistar uma mente disciplinada?
    • identifique tópicos realmente importantes dentro da disciplina;
    • dedique uma quantidade de tempo significativa a esse tópico;
    • aborde o tópico de várias formas;
    • estabeleça representações da compreensão.
  • a capacidade de articular informações de diferentes fontes em um todo coerente é vital hoje em dia;
  • tipos de sínteses mais comuns:
    • narrativas;
    • taxonomias: os conteúdos são organizados em termos de características principais (feito em grupo é um princípio formativo);
    • conceitos complexos: um conceito recém-estipulado pode juntar ou mesclar uma gama de fenômenos;
    • regras e aforismos: frases curtas, elaboradas para serem fáceis de lembrar e de aplicação ampla;
    • metáforas, imagens e temas poderosos;
    • corporificações sem palavras;
    • teorias;
    • metateoria.
  • Qualquer esforço de sintetizar acarreta quatro componentes, ordenados de forma livre:
    • um objetivo: uma declaração ou concepção daquilo que o sintetizador está tentando realizar;
    • um ponto de partida: uma idéia, uma imagem ou, até mesmo, um trabalho anterior do qual partir;
    • seleção de estratégia, método e abordagem: é aqui que a formação disciplinar do sintetizador entra em jogo;
    • esboço e avaliação: o resumo do artigo, o sumário, a maquete, etc...
  • a inteligência tipo holofote pode não penetrar de maneira tão profunda, mas está sempre fazendo varreduras no ambiente e, portanto, pode ter mais agilidade para discernir conexões entre esferas;
  • aspirantes a sintetizadores têm a ganhar com a instrução explícita sobre estratégias;
  • programas que aprimorem suas capacidades de síntese - e que gerem síntese e estratégia - seriam valiosos e se pode esperar que várias empresas de consultoria venham a oferecer esse menu de opções;
  • a criatividade ocorre quando - e somente quando - um produto individual ou coletivo gerado em uma determinada esfera é reconhecido como inovador no campo em questão e, por sua vez, mais cedo ou mais tarde, exerce uma influência verdadeira e detectável em trabalhos posteriores nessa esfera;
  • a capacidade de conhecer indivíduos rapidamente, de estabelecer uma relação de trabalho, de lidar com questões de conflito e crédito, assumem mais importância. O brainstorming e a improvisação passam ao primeiro plano e a glória pessoal perde importância;
  • em estudos com equipes envolvidas em cirugia cardíaca, Amy Edmondson e colegas documentaram que o trabalho coletivo bem sucedido depende mais de habilidade de gestão do que da especialização técnica dos seus líderes. Os membros de equipes respondem favoravelmente quando suas sugestões são levadas a sério e quando as reflexões sobre um tema acontecem de maneira colegiada. Escrevendo na mesma linha, David Garvin e Michael Roberts aconselham líderes a ver a tomada de decisões como um processo em lugar de um evento.

Nenhum comentário: