Cenário: Temos um ambiente de rede social super bacana, a moçada tá se cadastrando, tá postando, tá comentando e as coisas aparentemente estão indo bem no projeto. A questão é: como mostrar isso, como dar visibilidade a algo que é essencialmente interativo, é fluxo, é conversa, é gente falando com gente?
Bem, para isso a web vem sendo bombardeada de ferramentas de análise, gráficos, propostas e metodologias das mais diversas. Tem muita coisa interessante nisso tudo. Venho realizando alguns experimentos nas redes sociais em que estamos trabalhando para poder dimensionar algumas coisas e dar conta de contar histórias a partir das informações que consigo coletar e mostrar.
Vejamos algo em que estou trabalhando para a Rede Humaniza SUS:
Tá, e daí?
Bem, algumas coisas são possíveis de falarmos a respeito disso aqui:
1. esse lance de calcular uma taxa de conversação é bastante útil para mostrar se o nível de interatividade entre os usuários do ambiente está aumentando ou diminuindo. Isso pode ser mais um, veja, estou dizendo apenas mais um elemento para mostrar se uma rede está aquecida ou não.
2. veja como o pico de crescimento de usuários no mês de Agosto, que tem a ver com a Mostra Humaniza SUS circulando mais o Brasil, contribui diretamente para o aumento de publicações nos meses seguintes: setembro e outubro.
Enfim, muitos outros indicadores precisariam ser levantados e estudados para podermos chegar a alguma conclusão mais útil e específica. Mas, como exercício para análise, vale o teste!
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