quinta-feira, 30 de julho de 2009

e o que os memes t:êm a ver com isso...

Memes podem ser um hábito, uma atitude, uma tendêndia de consumo ou opinião.

Tem muita gente hoje dizendo que para que façamos grandes mudanças é preciso apenas contagiar poucas pessoas. Claro que pensando em termos da dinâmica de propagação dos memes nas redes sociais isso faz todo um sentido, seja online ou offline.

Mas, e daí? A questão é que tem uma quantidade enorme de pessoas ganhando uma grana no mercado de publicidade e propaganda, marketing e tals, gastando seu tempo e neurônios em cima disso para vender de quase tudo.

Tem um lance forte que me chama a atenção nisso e me leva a querer estudar mais.

Qual o nível de interferência que podemos ter nessa propagação de memes? E como fazemos isso? Em que ponto podemos agir, abrir espaços mais interessantes de conversação e ajudar a deslocar o olhar só um pouquinho para o lado.

Será que isso tudo não tem a ver com as novas técnicas de divulgação científica?
Seriam os museus modernos memes embalados nos nossos fluxos de feeds?

E o que tudo isso tem a ver com educação? Aqui, me pega a conversa. Pesquisando...

Tem uma referência que ajuda no assunto: The tipping point! O primeiro capítulo do livro tá online aqui!

Um comentário:

Orlando G DaSilva disse...

Dalton,
o que você quer dizer por "novas técnicas de divulgação científica"?

Abraço